Seja bem vindo ao

nosso blog

A origem do pão de queijo

Voltar para o blog

Por: Mundial

4 de janeiro de 2022 Notícias

O pão de queijo é uma iguaria muito apreciada no Brasil. É uma variação da chipa, receita criada pelas missões jesuíticas, mas você sabe a origem?

A origem do pão de queijo
A origem do pão de queijo

Apesar de incerta, a história do pão de queijo se mistura com o Ciclo do Ouro em Minas Gerais.

O pão de queijo é uma iguaria muito apreciada no Brasil. É uma variação da chipa, receita criada pelas missões jesuíticas, com influências indígena e europeia, que é típica de países como Paraguai e Argentina. Teria entrado no Brasil por volta da década de 1860.

Outra versão

Alguns registros apontam sua criação no estado mineiro no século XVIII, no período da escravidão, época em que a farinha de trigo disponível era de péssima qualidade e, no lugar, era utilizado o polvilho, oriundo da mandioca, base da alimentação indígena. trazido pelos portugueses.

À receita eram adicionadas sobras de queijo que haviam endurecido, o queijo foi adicionado para agregar sabor à massa, ovos e leite, que, graças à expansão da pecuária, eram ingredientes de fácil acesso. A massa enrolada e assada daria início à história do pão de queijo.

Por que é mineiro?

Os primeiros registros do pão de queijo brasileiro são da década de 1950. Nos anos 1960, a receita foi disseminada pela cozinheira e empresária mineira Arthêmia Chaves Carneiro, que vendia a iguaria em diversos restaurantes.

Além disso, os mineiros servem o cafezinho do dia a dia sempre acompanhado de um bom pão de queijo. Tudo isso porque foi no estado que os ingredientes para a atual receita foram evoluindo. Tanto que dia 17 de agosto foi proclamado como o Dia Nacional do Pão de Queijo, hoje patrimônio cultural e artístico da culinária mineira.

O que importa é que a receita deu certo e nós amamos um pão de queijo se for da Leve Sabor ou da Dayfood com cafezinho melhor ainda, não é mesmo?!

Saiba mais:

A Leve Sabor e a DayFood são marcas da Mundial Foods, empresa que começou sua história em 1979 como lancheria no Centro de Caxias do Sul e se transformou em uma rede de cafeterias. No ano de 1998, foi criada a Leve Sabor, marca de alimentos congelados para comercialização em redes de supermercados e conveniências. A Leve Sabor foi expandindo sua área de atuação e se adequando as necessidades do mercado até criar o conceito de grupo empresarial e, em 2018, nasceu a Mundial Foods com as marcas Leve Sabor, La Paolla e DayFood. Hoje, a Mundial Foods é uma empresa consolidada no segmento de alimentos ultracongelados, presente nos três estados da região sul do Brasil, com matriz em Caxias do Sul e centro de distribuição em Canoas.