Seja bem vindo ao

nosso blog

A origem dos Muffins

Voltar para o blog

Por: Mundial

27 de abril de 2022 curiosidades

Inglês ou francês? Muita gente confunde, mas o bolinho é inglês, e teve a primeira receita criada por volta do século XVIII.

A origem dos Muffins
A origem dos Muffins

Origem dos Muffins 

Foi na Inglaterra que a origem dos muffins foi encontrada e referenciada em um livro de receitas de 1703. Seu nome deriva da palavra original moffin, que se originou de uma adaptação da palavra francesa moufflet (pão macio). Os bolinhos usados como referência para fazer muffins eram chamados de scones, com formato triangular, fritos e servidos como café da manhã pelos escoceses. Esta era uma maneira rápida e fácil de aproveitar o leite azedo, sem usar ovos ou fermento, este que só foi inventado no século XIX. 

No passado, os muffins eram vendidos nas ruas da Inglaterra durante a tradicional hora do chá. Os vendedores carregavam bandejas cheias de muffins e tocavam sinos para atrair clientes. A receita se espalhou e conquistou o mundo, e hoje ele tem até um dia especial só para ele, 18 de dezembro. Na Inglaterra e na França, eles apareciam em todas as festas, como nossos tradicionais brigadeiros. 

Este é um dos bolinhos mais versáteis e pode ser feito inclusive na versão salgada. 

Diferença entre Muffin e Cupcake 

Por serem parecidos com cupcakes, muitas pessoas os confundem; pense na seguinte descrição "um doce de nome estrangeiro que vem em vários sabores e tem tamanho para comer com as mãos". E aí, o que vem à mente?  Bom, essa descrição cabe tanto para cupcakes quanto para muffins; Mas, ao contrário do que alguns ainda acreditam, não são a mesma coisa. 

Existem diferenças na textura, preparação e sabor.  

Nos muffins, a massa é feita com os próprios ingredientes: portanto, não há diferença entre massa e recheio. Nos cupcakes, o recheio geralmente é adicionado depois que o bolo está pronto.  

A principal diferença está justamente no preparo.  

Muffins são perfeitos para o café ou lanche da tarde, sobremesas e ocasiões ainda mais formais como festas de aniversário ou até casamentos. 

Saiba mais 

A Leve Sabor é uma marca da Mundial Foods, empresa que começou sua história em 1979 como lancheria no Centro de Caxias do Sul e se transformou em uma rede de cafeterias. No ano de 1998, foi criada a Leve Sabor, marca de alimentos congelados para comercialização em redes de supermercados e conveniências. A Leve Sabor foi expandindo sua área de atuação e se adequando as necessidades do mercado até criar o conceito de grupo empresarial e, em 2018, nasceu a Mundial Foods com as marcas Leve Sabor, La Paolla e DayFood. Hoje, a Mundial Foods é uma empresa consolidada no segmento de alimentos ultracongelados, presente nos três estados da região sul do Brasil, com matriz em Caxias do Sul e centro de distribuição em Canoas.